Como você viu no post sobre absorventes recicláveis, absorventes descartáveis não são recicláveis, pelo menos ainda não aqui no Brasil.
A boa notícia é que, além de todos os tipos de absorvente que existem, temos atualmente boas opções para quem se preocupa com a saúde íntima e o meio ambiente.
Hoje, te contamos os três principais absorventes ecológicos e reutilizáveis, que podem ser encontrados em farmácias comuns ou lojas especializadas com facilidade.
Todos eles, além de reutilizáveis, possuem uma vida útil de até 3 anos. São eles:
Coletor menstrual
Feito de materiais flexíveis e hipoalergênicos, eles se adaptam ao seu canal. Não deixam o sangue entrar em contato com o oxigênio, por isso não cria odores, nem proliferação de fungos ou bactérias. Os coletores menstruais podem ser usados por até 3 anos, e se dissolve em até 50 anos. Um único absorvente descartável leva 450 anos para desaparecer!
Calcinha absorvente
Tão respirável quanto o absorvente, porém mais confortável e ecológico. Uma calcinha absorvente dura em média 50 lavagens e aguenta em torno de 8 a 10 horas por uso. Somente com as calcinhas absorventes, em um período completo de sua recomendação, você reduz cerca de 400 absorventes descartáveis, que equivale a 4000g de lixo!
Absorvente de pano
Além de não poluir, aumenta o respiro da pele e é bom para a saúde vaginal, pois não possui produtos químicos em sua produção. É prático, sustentável e possível de se fazer em casa. A recomendação de uso de um absorvente de pano é de até 6 horas e dura, com o cuidado e higiene correta, por até 3 anos!
Mas essas são opções recicláveis?
Nem todas. É importante que você verifique a marca que está comprando, e procure pela garantia de ser reciclável e biodegradável.
Ainda assim, todas as opções citadas acima, independente da marca, trazem benefícios para o meio ambiente pois diminuem a produção de lixo gerada a cada ciclo, devido a durabilidade de seus produtos.
5 vantagens de utilizar absorventes ecológicos e reutilizáveis
1. É bom para a saúde vaginal
2. É gentil com sua pele
3. Não contém produtos químicos
4. Reduz os problemas de aterros sanitários e lixo
5. Mais econômico e acessível
Todas essas dicas são importantes para que possamos reduzir a quantidade de lixo na menstruação, garantir qualidade de vida, o cuidado com nosso meio ambiente e cuidar de nossa saúde vaginal.
__________________________________________________________________________________
Você sabia que as mulheres em situação de rua que vivem a pobreza menstrual?
Nós, do Amigas de Sangue, reunimos doações para ajudar essas mulheres.
Faça sua parte e ajude doando a partir de R$ 10 na vakinha virtual, com o dinheiro são comprados itens de higiene feminina que vão no Kit Amigas de Sangue e são distribuídos nas ruas do Rio. Queremos levar dignidade menstrual para as mulheres em situação de rua.
Legal, né?
Acesse nossas redes para saber mais ou envie um e-mail para saber sobre o projeto: amigasdesangue@gmail.com
Comments